Notícias

24 de Abril de 2020

Request for Information (RFI) - Sistema de Transferências Móveis e Instantâneas (STMI)

O aumento da inclusão financeira é uma das acções prioritárias do Plano Estratégico do Banco Nacional de Angola (BNA), denominado N´Zimbu. Para atingir o objectivo de incluir cada vez mais cidadãos no sistema financeiro, o BNA tem vindo a implementar algumas medidas tais como a possibilidade de abertura de contas bancárias com condições simplificadas, acções de educação financeira orientadas para a economia informal e a inserção de conteúdos relacionados com a actividade bancária no currículo escolar do ensino angolano.

A tecnologia móvel tem sido usada por várias economias emergentes para o aumento da inclusão financeira, com resultados animadores, sobretudo, ao nível do continente africano. Existindo já uma rede de telecomunicações móveis bastante consolidada no mercado angolano, o Banco Nacional de Angola pretende implementar um Sistema de Transferências Móveis e Instantâneas (STMI), que esteja disponível em todo o território Angolano e acessível a toda população, vulgarmente conhecido como Mobile Money.

Deste modo, o BNA vem tornar público, que está aberto o Request for Information (RFI) com a finalidade de obtenção de informação conducente à elaboração de um Request For Proposal (RFP) para a escolha do operador tecnológico do STMI, que será responsável pela gestão e operacionalidade da câmara de compensação e da plataforma de interoperabilidade entre os seus participantes (Switch).

Findo o processo de RFP, a empresa seleccionada deverá fornecer uma infraestrutura centralizada de compensação e de Switch para assegurar a interoperabilidade para as transferências móveis e instantâneas entre os participantes do STMI, designada por “Entidade Integradora”. A Entidade Integradora terá o papel de operador tecnológico.

As empresas interessadas em participar, devem responder a este Request for Information ate´ ao dia 10 de Junho de 2020 - 12:00 UTC.
 

Para aceder ao Request for Information carreque aqui