Notícias

27 de Agosto de 2019

8.ª edição do Ciclo Anual de Conferências com o tema "Inclusão Financeira"

O Banco Nacional de Angola realizará, no dia 29 de Agosto, a partir das 8h00, no auditório Saydi Mingas do Museu da Moeda, a 8.ª edição do Ciclo Anual de Conferências, com o tema "Inclusão Financeira".

A conferência visa reunir técnicos e especialistas do sector das tecnologias de informação que, de forma aberta, abordarão o cenário actual referente ao tema da conferência, tendo em conta a importância das tecnologias para as economias com baixos níveis de bancarização.

Têm sido realizados investimentos notórios em tecnologias de informação no Sistema Financeiro Angolano, visando a optimização dos processos operacionais e a implementação de novos modelos de negócios bem como o aumento da inclusão financeira. 

Nos últimos anos, a digitalização de serviços financeiros (poupança, crédito, pagamentos, transacções e seguros) tem contribuído expressivamente para o aumento do número de pessoas com acesso ao sistema financeiro no contexto angolano. 

Neste sentido, tal como tem ocorrido noutras economias do mundo e, sobretudo, nas regionais, o sistema financeiro angolano encontra o desafio da criação de um ambiente financeiro e socioeconómico que vise acomodar os serviços oferecidos pela telefonia móvel, como por exemplo Mobile Payments e SMS Banking, permitindo acelerar, sobremaneira, o processo de inclusão financeira.

Esta conferência será constituída por dois painéis com oradores convidados, tendo o 1.º painel o tema “Inclusão Financeira: a experiência de outros países” e o 2.º painel o tema “O papel da tecnologia na Inclusão Financeira”.

Excepcionalmente, no dia supracitado, o acesso ao Museu da Moeda será restrito aos convidados da Conferência sobre “Inclusão Financeira”, não se realizando, assim, visitas ao mesmo.

chart