Comunicados

16 de Agosto de 2021

BNA promove Seminário sobre a Condução da Política Monetária

Na sequência do ciclo de seminários dirigidos aos profissionais de comunicação social, iniciativa inserida no plano anual de actividades do Banco Nacional de Angola, teve lugar nesta segunda-feira, 16 de Agosto, no Museu da Moeda, o seminário subordinado ao tema “Condução da Política Monetária pelo BNA”.

A sessão facilitada pelo Departamento do Estudos Económicos (DEE), serviu para a efectuar um enquadramento geral sobre a formulação, execução, acompanhamento e controlo da Política Monetária pelo BNA à luz das melhores orientações internacionais.

Por conseguinte, foram analisados, de forma rigorosa, em dois painéis, designadamente “Introdução à Política Monetária” e “Política Monetária em Angola”, os instrumentos e os mecanismos de condução da política monetária, tais como as Operações de Mercado Aberto (OMA), Facilidade Permanente de Liquidez, Taxa de Redesconto, o Coeficiente de Reservas Obrigatórias.

Por via da realização de casos práticos, foram analisadas as variáveis preço vs inflação, e os economistas do BNA aproveitaram a oportunidade para elucidar os participantes sobre os mecanismos que o BNA utiliza dentro do seu quadro operacional da política monetária para a prossecução do mandato da preservação do valor da moeda nacional, desde que foi implementado o Comité de Política Monetária (CPM), no pretérito ano de 2011.

Para os jornalistas e economistas, os especialistas do BNA descreveram de forma objectiva o regime em vigor para a operacionalização da função principal do Banco Central, porquanto, destacaram de forma sucinta o objectivo, tipos, instrumentos e os mecanismos de condução da política monetária que são adoptados pelo Banco Nacional de Angola de modo a garantir a estabilidade de preços na economia a médio e longo prazo.

De salientar que, o Seminário de Capacitação dirigido a Jornalistas prossegue no dia 13 de Setembro com o tema: “Políticas, Processos e Procedimentos de Administração do Meio Circulante”.

Para aceder a apresentação do seminário clique aqui

Aceda igualmente o calendário de actividades até Dezembro do corrente. Clique aqui
chart
chart