Notícias

8 de Novembro de 2018

Encerrou a 1.ª Edição da Oficina de Educação Financeira

Encerrou neste domingo, 04 de Novembro, a primeira edição da Oficina de Educação Financeira, subordinada ao tema "Construindo valores", tendo decorrido durante 9 dias em Benguela.

Com a realização deste evento, o Banco Nacional de Angola juntou-se, assim, aos muitos Bancos Centrais que, a nível mundial, celebram a 31 de Outubro o Dia Mundial da Poupança, desde 1933. O Banco Nacional de Angola associou esta iniciativa à comemoração do seu 42.º aniversário, marcando uma vez mais a relevância atribuída à temática da poupança e à contribuição que a mesma assume no bem-estar das famílias, na estabilidade do sistema financeiro e, consequentemente, no desenvolvimento económico.

O acto de encerramento da Oficina de Educação Financeira coube à directora do departamento de Educação Financeira, Teresa Pascoal, que na sequência de umas breves palavras de agradecimento a todos os presentes, fez um balanço da participação do público nesta iniciativa e informou que se registou uma afluência de 16.928 visitantes, dos quais 15.109 crianças, 1.289 adultos (pais e /ou familiares) e 530 jovens. Os visitantes, que participaram em  9 palestras, tiveram a oportunidade de ter contacto com algumas das principais áreas de missão e atribuições do Banco Central, assistiram às palestras, bem como participaram em actividades profissionais e lúdicas nas quais puderam exercer o papel de pequenos empreendedores, recebendo deste modo conselhos sobre a gestão das finanças pessoais.

Esta afluência representa um sinal para o BNA de que a Educação Financeira é um sector de prioridade indiscutível, num universo onde o estabelecimento de regras se tornou um factor crítico para a estabilidade financeira, de acordo com a directora do departamento de Educação Financeira. O BNA compromete-se a dar continuidade a estes programas de educação financeira, contribuindo para o aumento de agentes na sociedade, capazes de gerir as suas finanças de modo eficiente e equilibrado, recorrendo cada vez menos ao sector informal.

A Oficina de Educação Financeira é um programa que tem como objectivo principal ensinar às crianças e aos jovens a importância de poupar e de gastar o dinheiro com sabedoria, tal é ensinado através de actividades divertidas e didáticas. Esta foi a primeira edição da referida iniciativa e a província de Benguela foi a escolhida para marcar o início desta actividade que se pretende levar às outras províncias de Angola.
chart
chart
chart