Sistemas de Compensação

19 de Outubro de 2011

Sistema de Compensação

Subsistema Multicaixa (MCX) 

O subsistema Multicaixa começou a operar em 2004, é gerido pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e realiza a compensação das operações de levantamentos e de pagamentos efectuadas através de cartões nos terminais da rede (CA – caixas automáticos e TPA – terminais de pagamento automático). Os saldos multilaterais da compensação MCX são liquidados no SPTR.

A rede MCX caracteriza-se por ser única em termos nacionais, ser universal e partilhada.

Subsistema de Transferências a Crédito (STC)

O Subsistema de Transferências a Crédito teve início em Fevereiro de 2012, é gerido pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e possibilita a realização de transferências electrónicas interbancárias de fundos ordenadas por clientes de um qualquer banco participante (banco do ordenante), a favor de beneficiários clientes de outros bancos (bancos dos destinatários). Trata-se de um subsistema com duas sessões diárias de compensação, cujos saldos interbancários multilaterais são liquidados no SPTR.

Subsistema de Compensação de Cheques (SCC)

O Subsistema de Compensação de Cheques entrou em funcionamento em Junho de 2015, é gerido pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e assegura a compensação interbancária dos cheques depositados em instituição diferente da instituição sacada. Possui uma liquidação diária dos saldos de compensação no SPTR.