Notícias

29 de Agosto de 2018

BNA apresenta o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) aos Bancos Comerciais

O Vice-Governador do Banco Nacional de Angola, Rui Miguêns de Oliveira orientou esta terça-feira, 28 de Agosto, o encontro entre o Banco Central e membros dos Conselhos de Administração dos bancos comerciais para apresentação do Regulamento do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), documento aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 195/18, de 22 de Agosto.

O encontro que teve lugar no auditório do Museu da Moeda, serviu para esclarecer os gestores bancários sobre a operacionalização deste instrumento vital para a consolidação do sistema financeiro, tendo na ocasião, o Administrador Pedro Castro e Silva, referido que os depósitos até ao limite de 12,5 milhões de Kwanzas passarão a estar protegidos pelo FGD. 


De acordo com o Administrador, durante a sessão de perguntas, o Fundo surge como garantia para os pequenos depositantes, estabelecendo critérios de exclusão para outras entidades conforme disposto no referido decreto presidencial.


Pedro Castro e Silva fez saber ainda, que a comissão directiva do Fundo de Garantia de Depósitos será encabeçada por três membros, sendo o presidente indicado ao Banco Nacional de Angola, e as outras duas entidades indicadas pelo Ministério das Finanças e Associação Angolana de Bancos (ABANC), respectivamente.


Um novo encontro entre o BNA e técnicos das Instituições Financeiras Bancárias está agendado para sexta-feira, 31 de Agosto, no Museu da Moeda.